Ad Code

Responsive Advertisement

noticias Internacionais Onda de calor no Pacífico causa terremoto de gelo no Alasca Saber mas........




Onda de calor no Pacífico causa terremoto de gelo no Alasca
Na terça-feira, temperaturas chegaram a 33,3°C em partes do Alasca, marcando o dia mais quente da onda histórica de calor
Por elynews 2 jul 2021, 16h5
A histórica onda de calor que atinge os Estados Unidos e o Canadá chegou ao Alasca e provocou um terremoto desencadeado pelo derretimento das geleiras. O “terremoto de gelo”, de magnitude 2,7 foi registrado a cerca de 40 quilômetros de Juneau na terça-feira, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Segundo especialistas, é comum que as geleiras derretam nessa época do ano por causa do calor, e causem alagações, mas é raro que o excesso de água acumulada seja suficiente para gerar um abalo sísmico.
Temperaturas chegaram a 33,3°C em partes do Alasca na terça-feira, no que foi o dia mais quente da onda histórica de calor.
O “terremoto de gelo” ocorre na mesma semana em que centenas de pessoas morreram no Canadá por causa da onda de calor e cabos de aço derreteram nos Estados Unidos. Em Washington as temperaturas do solo chegaram até a 63°C.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Além disso, moradores da cidade de Lytton, a 260 quilômetros de Vancouver, na Colúmbia Britânica, Canadá, foram obrigados a fugir do local na última quarta-feira, devido à disseminação de incêndios florestais.
Batizado como “domo de calor”, o fenômeno já começou a perder força na região costeira, mas segue intenso no interior.
O sistema meteorológico está agora se movendo para o leste, atingindo as províncias canadenses de Alberta, Saskatchewan e Manitoba.
Segundo cientistas, as mudanças climáticas estão piorando a intensidade das ondas de calor que afetam a América do Norte.
Para o climatologista Zeke Hausfather, o calor sem precedentes é certamente uma consequência do efeito estufa

Enviar um comentário

0 Comentários